27.3.08

Orfeão recebe Medalha de Ouro da Cidade de Castelo Branco


Ouro para a OTA e o Orfeão no Dia da Cidade.


Duas instituições a assinalarem os respectivos cinquentenários. Pelo prestígio e pelo trabalho desenvolvido ao longo de décadas, justificou a câmara.

A Orquestra Típica Albicastrense (OTA) e o Orfeão de Castelo Branco receberam a Medalha de Ouro de Mérito Cultural da cidade de Castelo Branco precisamente no dia em que a cidade albicastrense assinalou os seus 237 anos.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da autarquia na passada quinta-feira, dia 20. A deliberação para atribuição destas distinções teve lugar três dias antes e foi tomada pela Câmara Municipal.
Joaquim Morão justificou esta decisão pelo prestígio de ambas as colectividades – que este ano comemoram o seu cinquentenário – e pela projecção do nome de Castelo Branco tanto em Portugal como no estrangeiro.
“Queremos que ambas continuem a congregar as diferentes faixas etárias da cidade, bem como a levar o bom nome da cidade bem longe”, disse o autarca, elogiando “o trabalho desinteressado que todos os seus componentes emprestam às instituições… e isso merece todo o nosso respeito e consideração”.
Particularizando relativamente a cada uma delas, refere que a OTA “vem desempenhando a divulgação daquilo que há de melhor e mais genuíno e tradicional em Castelo Branco, pelo que se continuarmos a apostar na preservação da nossa memória colectiva estamos certamente a contribuir para o nosso desenvolvimento”. Neste particular lembrou a escola de música que funciona actualmente com cerca de seis dezenas de alunos.
Já relativamente ao Orfeão lembrou “a determinação e o prestígio desta instituição a que não é alheia a dedicação e a persistência das pessoas que o compõem”.
Joaquim Morão garantiu nesta cerimónia que “o Orfeão de Castelo Branco vai ter logo que possível instalações condignas que esta instituição já merece há algum tempo”.

De ambas as instituições os seus representantes agradeceram os galardões demonstrando satisfação e orgulho, manifestando vontade de prosseguir o caminho com o mesmo empenho com que o fizeram até aqui.


Por José Júlio Cruz

Notícia do Jornal Reconquista de 27-03-2008

18.3.08

Manteigas - Primeiro concerto de 2008

O Orfeão de Castelo Branco actuou, no dia 16 de Março 2008, pela primeira vez, em Manteigas.
O concerto ocorreu no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, e foi um amável convite da Casa da Misericórdia da referida vila.
Este foi o primeiro concerto do Orfeão de Castelo Branco em 2008.