27.6.05

Historial

Fotografia: Álvaro Alves


Foi organizado pelo Clube de Castelo Branco em 1957 e tornou-se Associação Cultural independente em 1973.
Foi seu primeiro regente o Ven. Horácio Nogueira. Seguiram-se o Prof. Carlos Gama em 1964, o Maestro Jorge Correia em 1996 e actualmente é sua Maestrina a Profª. Ema Casteleira.
Tem procurado alargar a sua actuação cultural, executando um vasto repertório, onde estão incluídas todos os géneros de música coral, desde a erudita até à popular, nomeadamente da Beira Baixa, não esquecendo a música contemporânea.
Organizou em Castelo Branco os primeiros concertos Coral-Sinfónicos, repetindo-os noutras cidades do País.Nestes concertos têm actuado os melhores cantores e várias orquestras tais como: Orquestra Sinfónica da Ex-Emissora Nacional, Orquestra de Câmara do Porto, etc.
Tem colaborado igualmente em programas de rádio e televisão e participou nos concertos “Música e Poesia” e “Encontro com a Ópera”.Tem participado em vários Festivais de Música Coral, Encontros de Coros e realiza frequentemente intercâmbios com outros grupos congéneres.
Em 1982 comemorou, com vários concertos, os seus 25 anos de actividade.Em 1984 realizou uma importante digressão a Paris, onde actuou com a Orquestra de Câmara e um Coro Parisiense.
A 1 de Outubro de 1986, Dia Mundial da Música, foi agraciado pelo Governo Português com a medalha de Mérito Cultural e recebeu a medalha da cidade de Castelo Branco.Em 1990 fez uma digressão a Itália, actuando em Albisola e Valleggia.Gravou um CD em 1991 e colaborou, também, na gravação de um CD de Natal conjuntamente com outros Coros do País, intitulado “Os Melhores Coros da Região”.Em 1998 actuou em Espanha (Cáceres e Plasência), integrado num intercâmbio transfronteiriço TRIURBIR, e ainda em Cedillo.Colaborou com a Câmara Municipal de Castelo Branco no programa cultural “Serões na Província”.
Na República Checa, em Praga (1999), participou, de forma honrosa, no “Festival Internacional do Advento do Natal”, tendo sido galardoado com a medalha de bronze entre quase meia centena de Coros de todo o mundo.
Em Setembro de 2000 actuou na Região Autónoma da Madeira a convite do Orfeão de Câmara de Lobos.
Desde 2001 e até esta data, mediante protocolo efectuado com a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), tem realizado por todo o País, vários concertos sinfónicos com a Orquestra desta Escola.
Em 2003 fez uma digressão pela Região Autónoma dos Açores, onde realizou um concerto na Igreja de Ponta Delgada e ainda durante o mesmo ano, colaborou no espectáculo de abertura do ano Europeu das Pessoas com Deficiência, no Cine-Teatro Avenida, de Castelo Branco.
Participou nas comemorações dos aniversários da Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco e do Grupo Coral, de Proença-a-Nova e no programa “Crescer com a Música”.
Deu continuidade ao trabalho iniciado com a ESART, e apresentou, juntamente com a Orquestra e Coro da mesma, dois concertos, um na Sé Concatedral de Castelo Branco e outro na Sé de Cáceres.
Em 2004 foi convidado para a comemoração dos 50 anos de actividade musical do maestro Carlos Gama, num concerto de homenagem realizado na Sé Concatedral de Castelo Branco, que contou com a presença da orquestra e outros coros actualmente dirigidos pelo maestro, assim como das Sopranos Fátima Magueijo e Elsa Saque.
No início de 2005 participou na cerimónia lançamento do livro “Castelo Branco – Um Século na vida da Cidade – Retrospectiva 1830-1930”, do albicastrense Manuel A. de Morais Martins, realizada na Sociedade de Geografia de Lisboa, a convite da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Participou, como convidado, no concerto de comemoração do 75.º Aniversário de Arlindo de Carvalho, do qual resultou a produção de um DVD.
Tem participado também em alguns encontros de coros, nomeadamente na comemoração do 30.º aniversário do Conservatório Regional de Castelo Branco, e também no encontro anual de coros em Terras La Salette, a convite do Orfeão de Loureiro.
Em Junho de 2006, a convite a Junta de Freguesia de Castelo Branco, participou num concerto no âmbito da semana cultural promovida por essa entidade.
O Orfeão de Castelo Branco lançou, em Junho de 2006, o seu segundo CD intitulado “Harmonia de Gerações” num grande espectáculo que teve a colaboração de diversos grupos musicais da cidade de Castelo Branco e de Espanha.Em Outubro participou, junto com coros de Portugal, Espanha e Itália, no 5.º Festival Internacional de Musica Coral Auria Canta, em Ourense (Espanha).
Como encerramento das actividades de 2006, realizou um grandioso concerto de Natal na Igreja de S. José Operário, que contou com a colaboração de músicos da ESART e cuja direcção musical esteve a cargo da nossa Maestrina, Ema Casteleira, e também do Maestro José Filomento Raimundo.
O ano de 2007 marcou o início das comemorações do 50.º Aniversário do Orfeão de Castelo Branco e nesse âmbito foram já realizados diversos concertos e outras actividades, tais como: encontro de orfeonistas, missa em memória dos orfeonistas já falecidos, exposição comemorativa, entre outras.Realizou-se também, na Igreja de S. José Operário, em Castelo Branco, um importante concerto Coral-Sinfónico, onde participaram alguns amigos do Orfeão e músicos da ESART, e cuja opinião do público e comunicação social foi muito positiva e compensadora.Ainda no âmbito do seu cinquentenário, o Orfeão organizou, no dia 3o de Junho, o 1º Festival Internacional de Música Coral de Castelo Branco, que juntou, para além do coro anfitrião, diversos coros de Portugal e Espanha.
Iniciou-se ao final da tarde, com a realização de uma Missa na Sé Catedral de Castelo Branco, onde cada grupo Coral se encarregou de cantar uma parte da Eucaristia e terminou à noite, com a apresentação individual de cada coro no Cine-Teatro Avenida.
No passado dia 24 de Julho o Orfeão de Castelo Branco partiu para o Brasil, onde realizou uma importante digressão de duas semanas pelo o estado do Rio Grande do Sul, participando em vários festivais e encontros de Coros, que se realizaram nas seguintes cidades: São Paulo, Porto Alegre, Portão, Novo Hamburgo, Canoas, Nova Petrópolis, Estância Velha, Bom Princípio e Feliz.
Esta digressão enriqueceu muito a experiência dos membros do Orfeão que nela participaram, assim como o próprio repertório musical desta instituição.
Estão ainda programadas outras actividades até ao final das comemorações do 50.º aniversário do Orfeão de Castelo Branco, das quais se destacam: a edição de um livro que marcará os 50 anos de vida desta instituição e que foi escrito pela Dr.ª Adelaide Salvado e está já em fase de paginação, a mudança dos trajes do Orfeão de Castelo Branco que já foi iniciada pelos alunos do curso de Design de Moda e Têxtil da ESART, através do protocolo com a nossa instituição e a realização do 2.º Festival Internacional de Música Coral de Castelo Branco como forma de encerramento deste cinquentenário.
No passado dia 20 de Março, e integrado nas comemorações do 237.º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade, o Orfeão de Castelo Branco foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade, numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Sem comentários: